Número total de visualizações de páginas

domingo, 3 de junho de 2012

«O meu diário olímpico» Emanuel Silva (POR), canoagem, K2 1000m



«O meu diário olímpico» é um espaço dedicado aos atletas do Sporting que vão estar em Londres 2012. Diariamente partilham vivências na primeira pessoa. Este sábado passamos a palavra a Emanuel Silva:
‘O meu ciclo olímpico de Londres começou logo depois de terminar a minha participação nos Jogos de Pequim, em 2008.

Foram quatro anos de muito trabalho, onde precisei de ter muita confiança em mim, pois passei por muitas dificuldades ao longo deste período.

Tive de ser operado duas vezes, a uma hérnia inguinal e, em 2010, foi-me diagnosticado uma Nefropatia por IgA, o que impediu, nessa altura, de correr e realizar os outros itens do treino. Contei, nesta fase, com o apoio extraordinário da minha família, pois sempre acreditaram em mim, mesmo nos momentos em que eu já colocava em causa a continuidade da prática da canoagem.

Felizmente, tudo passou e nunca olho para o passado a rebuscar os problemas que existiram, mas como factor de motivação através dos excelentes resultados que já foram conseguidos ao longo destes anos. A minha retrospectiva profissional é sempre de forma positiva. Já fiz duas olimpíadas e esta terceira participação é dedicada à minha família, pois só estarei em Londres graças ao seu apoio incondicional.

O apuramento para os Jogos Olímpicos decorreu há duas semanas e aconteceu tudo como pretendíamos. O nosso plano de treinos sofreu uma pequena alteração, promovendo um pequeno «pico de forma» na prova de qualificação, para que a nossa presença em Londres não estivesse em risco.

Conquistado o apuramento, estamos agora a baixar a forma, treinando mais em volume e menos em intensidade, para, dentro de quatro semanas, mudar novamente o treino para estarmos nos Jogos Olímpicos no máximo das nossas capacidades.

Continuamos a treinar duas vezes por dia, neste momento, sobretudo «rolando dentro de água» para aumentar a resistência base. Realizamos séries de 8 minutos, ou 16 quilómetros, recuperando energias e preparando a parte psicológica para o que está para vir.

Espero que todos os sportinguistas tenham «os olhos postos em nós», atletas olímpicos do Clube, pois vestimos esta camisola com muito orgulho e tudo iremos fazer nos Jogos Olímpicos de Londres para dar as maiores alegrias ao povo português e, principalmente, ao Sporting.

Um grande abraço’

Texto: EMANUEL SILVA

Judo: Medalha de bronze para Oleinic



O judoca «leonino» Sergiu Oleinic conquistou a medalha de bronze, na categoria de -66 kg, na Taça do Mundo, em Madrid.


Oleinic venceu no último combate o francês Kilian Le Blouch, garantindo assim o terceiro lugar do pódio.

Futsal Infantis: Campeões!



A equipa de infantis de futsal do Sporting, em ano de estreia, sagrou-se campeã distrital. No encontro da final, os «leõezinhos» venceram o Forte da Casa, por 8-4.


A final do distrital foi equilibrada na primeira parte, mas na etapa complementar os jovens «verdes e brancos» não deram qualquer hipótese de reacção aos atletas do Forte da Casa, construindo, com naturalidade, o resultado final que ficou fixado em 8-4.

No final a festa foi do Sporting, que mais uma vez mostra o porquê de ser considerado um Clube formador nas mais diversas modalidades.

Valdés fica no Parma

Valdés deve ficar em definitivo no Parma (foto ASF)

Jaime Valdés, avançado de 31 anos, que foi peça importante no Parma na segunda metade do campeonato, deve ficar no clube italiano. O jogador chileno, que se encontra ainda ligado ao Sporting, segundo o Calciomercato, irá ficar em definitivo na equipa italiana, desconhecendo-se, para já, quais os números que envolvem a transferência.

Valdés, que, recorde-se, fez quase toda a carreira em Itália, chegou a Alvalade em 2010/11, onde realizou 36 jogos oficiais e marcou seis golos. A sua ida para o Parma, por empréstimo, inseriu-se ao negócio da transferência do avançado Bojinov para o Sporting. 






Pereirinha à espera da proposta



TERMINA CONTRATO NO FIM DA PRÓXIMA ÉPOCA
Camisola 25 aguarda que o processo de renovação avance no início da época.



Pereirinha aguarda com natural expectativa o início da pré-temporada, para ver esclarecida a sua situação contratual. O médio, de 24 anos, termina contrato no final da próxima época e desconhece, em concreto, quais as intenções da equipa técnica e da administração da SAD em relação ao seu futuro.

A vontade do camisola 25 é continuar ligado ao clube de Alvalade, mas até este momento não foi alvo de qualquer proposta séria nesse sentido. Record sabe que, por altura da final da Taça de Portugal, o médio foi alvo de uma sondagem por parte dos responsáveis leoninos. Questionaram-no sobre o seu futuro e ficou a promessa de que, lá mais para a frente, o assunto voltaria a ser abordado. Mas, até agora, nada...

sábado, 2 de junho de 2012

«O meu diário olímpico» ‘Valeu cada gota de suor’



«O meu diário olímpico» é um espaço dedicado aos atletas do Sporting que vão estar em Londres 2012. Diariamente partilham vivências na primeira pessoa. Esta sexta-feira passamos a palavra a João Pedro Silva:

‘Boas sportinguistas,
Passaram poucos dias desde o final do processo de qualificação para a prova de triatlo nos Jogos Olímpicos, e conseguida a glória da qualificação, vamos ter pela primeira vez uma representação na modalidade.
Foram dois anos de muito esforço, dedicação, devoção, dezenas de provas, milhares de horas de treino e um objectivo (lamechas, eu sei).
E se a "viagem" é a recompensa, valeu cada gota de suor, e foi um enorme prazer realizá-la juntos. Desilusões, vitórias, fosse onde fosse, e sempre convosco no coração.
Porque só quem pertence à família percebe. Portanto não é preciso explicar, e porque é assim que me sinto, obrigado.
Faltam cerca de dois meses para o início da competição e a rotina normal de treino deve ser a minha melhor amiga. Nadar, pedalar e correr, dia sim, dia sim.
Embora tenha andado aborrecido com algumas lesões menores, acredito que brevemente, no início de Junho, estarei sem limitações a preparar a prova de dia 7 de Agosto.
Julho vai ser um mês passado nas montanhas, em altitude, num último estágio antes de Londres.
Saudações leoninas’

Texto: JOÃO PEDRO SILVA (POR), triatlo

«Meetings» de atletismo



No próximo domingo, dia 3 de Junho, vários atletas «leoninos» vão estar presentes nos dois «meetings» de atletismo, que irão acontecer em dois países distintos, Polónia e Espanha (Bilbao).


O objectivo é o de atingir os mínimos olímpicos e o apuramento para o Campeonato Europeu da modalidade.
Os «leões» Joceline Monteiro, Carla Tavares, João Ferreira e Ricardo Lima vão estar no «meeting» da Polónia.

No mesmo dia, mas em Bilbao, o outro «meeting» contará com Francis Obikwelu, Patrícia Mamona, Vânia Silva e Luís Pinto. Este último, já é certo que irá competir no Campeonato da Europa de 10.000 m, de «verde e branco» ao peito.

Rumo à Final

Adrien: «Mostrem confiança em mim»



DESEJA VER CUMPRIDA UMA PREMISSA ANTES DE RENOVAR



Adrien Silva é um dos jogadores que, na próxima pré-temporada, vai regressar ao Sporting para tentar convencer Ricardo Sá Pinto de que a boa época realizada ao serviço da Académica não foi obra do acaso.

A situação do luso-francês, de 23 anos, é, no entanto, delicada, já que o contrato que o liga aos leões expira no final de 2012/13, ou seja, se por algum motivo não integrar o plantel verde e branco, o médio poderá ser cedido pela última vez, antes de tornar-se um jogador livre.

Daí que o Sporting tenha equacionado a possibilidade de avançar para a renovação do contrato, por mais duas temporadas, até ao final de 2014/15. O jogador formado na academia de Alcochete diz desconhecer essa intenção, remetendo para depois das férias qualquer decisão sobre o tema.

Confrontado com a possibilidade de o assunto estar a ser tratado entre o Sporting e o seu representante, Adrien é categórico... “Não tenho empresário”, garante.

Sporting no top-10 do ranking da IFFHS




O Sporting continua a ser o melhor representante português na atualização de junho do ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), apesar de ter caído uma posição, do 9.º para o 10.º posto. Os leões até conseguiram somar mais 3 pontos (235,5) do que no anterior ranking, mas mesmo assim foram superados pelo Libertad, do Paraguai.

Numa lista que continua a ser liderada pelo Barcelona, a grande surpresa no top-10 passa pela subida ao segundo posto da Universidad de Chile, equipa revelação do último ano, que atirou inclusive o Real Madrid para o terceiro posto.

O segundo melhor representante português é o Benfica, em 36.º, com 176 pontos, os mesmos que Basileia, Stoke City e Internacional Porto Alegre. Em 73.º surge o Sp. Braga, com 136,5 pontos, empatado com o Besiktas. Mais abaixo na tabela, surpreendentemente fora do top-100, surge o FC Porto, com 120 pontos, na 101.ª posição, numa caída de 25 posições.

Nota final para o enorme salto dado pela Académica, que passou do 529.º posto para o 363.º, com 65 pontos, a par do Vitesse.

Confira o ranking:

1.º Barcelona (Espanha), 356,0
2.º Universidad de Chile (Chile), 326,5
3.º Real Madrid (Espanha), 295,0
4.º Atlético de Madrid (Espanha), 292,0
5.º Bayern Munique (Alemanha), 290,0
6.º Chelsea (Inglaterra), 266,0
7.º Vélez Sarsfield (Argentina), 255,0
8.º Libertad (Paraguai), 236,5
9.º Athletic Bilbao (Espanha), 236,0
10.º Sporting (Portugal), 232,5
(...)
36.º Benfica (Portugal), 176,0
73.º Sp. Braga (Portugal), 136,5
101.º FC Porto (Portugal), 120,0
180.º Nacional (Portugal), 90,5

363.º Académica (Portugal), 65,0
395.º Marítimo (Portugal), 62,0