«O meu diário olímpico» é um espaço dedicado aos atletas do Sporting que vão estar em Londres 2012. Diariamente partilham vivências na primeira pessoa. Este sábado passamos a palavra a Emanuel Silva:
‘O meu ciclo olímpico de Londres começou logo depois de terminar a minha participação nos Jogos de Pequim, em 2008.
Foram quatro anos de muito trabalho, onde precisei de ter muita confiança em mim, pois passei por muitas dificuldades ao longo deste período.
Tive de ser operado duas vezes, a uma hérnia inguinal e, em 2010, foi-me diagnosticado uma Nefropatia por IgA, o que impediu, nessa altura, de correr e realizar os outros itens do treino. Contei, nesta fase, com o apoio extraordinário da minha família, pois sempre acreditaram em mim, mesmo nos momentos em que eu já colocava em causa a continuidade da prática da canoagem.
Felizmente, tudo passou e nunca olho para o passado a rebuscar os problemas que existiram, mas como factor de motivação através dos excelentes resultados que já foram conseguidos ao longo destes anos. A minha retrospectiva profissional é sempre de forma positiva. Já fiz duas olimpíadas e esta terceira participação é dedicada à minha família, pois só estarei em Londres graças ao seu apoio incondicional.
O apuramento para os Jogos Olímpicos decorreu há duas semanas e aconteceu tudo como pretendíamos. O nosso plano de treinos sofreu uma pequena alteração, promovendo um pequeno «pico de forma» na prova de qualificação, para que a nossa presença em Londres não estivesse em risco.
Conquistado o apuramento, estamos agora a baixar a forma, treinando mais em volume e menos em intensidade, para, dentro de quatro semanas, mudar novamente o treino para estarmos nos Jogos Olímpicos no máximo das nossas capacidades.
Continuamos a treinar duas vezes por dia, neste momento, sobretudo «rolando dentro de água» para aumentar a resistência base. Realizamos séries de 8 minutos, ou 16 quilómetros, recuperando energias e preparando a parte psicológica para o que está para vir.
Espero que todos os sportinguistas tenham «os olhos postos em nós», atletas olímpicos do Clube, pois vestimos esta camisola com muito orgulho e tudo iremos fazer nos Jogos Olímpicos de Londres para dar as maiores alegrias ao povo português e, principalmente, ao Sporting.
Um grande abraço’
Texto: EMANUEL SILVA
Sem comentários:
Enviar um comentário