Número total de visualizações de páginas
quarta-feira, 6 de janeiro de 2016
MEXIDAS MAS SEM EXAGEROS
É pouco provável que Jorge Jesus promova uma revolução
É pouco provável que Jorge Jesus promova uma revolução na equipa, até porque, como o próprio fez ontem questão de frisar, o encontro desta noite é tão ou mais importante como o clássico do passado fim de semana. Ainda assim e tendo em conta a sobrecarga de esforço a que alguns elementos têm sido submetidos – e continuarão a ser, nas próximas semanas – que o técnico promova alguma rotatividade no confronto com o V. Setúbal. Jogadores como João Mário, Bryan Ruiz, João Pereira ou até mesmo Matheus Pereira – menos habituado a este grau de exigência – poderão ser poupados a um segundo jogo em apenas cinco dias.
Nessa eventualidade, elementos como Alberto Aquilani, Bruno César, Carlos Mané e Ricardo Esgaio poderiam ter no Bonfim uma oportunidade de ouro para regressar à titularidade. Estas são, todavia, conjeturas que o treinador do Sporting se recusou a comentar, apesar de ter admitido algumas mudanças em relação à equipa que defrontou, no sábado, o FC Porto. Hoje, a partir das 20.15, todas as dúvidas serão desfeitas, e com uma certeza: o leão quer manter a liderança.
AGENTE DE CARRILLO OUVIDO EM ALVALADE
Casaretto prestou declarações
O empresário de André Carrillo prestou ontem declarações no âmbito do processo disciplinar movido pelo Sporting ao extremo peruano. Elio Casaretto foi ouvido em Alvalade durante quatro horas.
A defesa de Carrillo requereu que fossem ouvidas mais nove testemunhas, entre as quais Bruno de Carvalho, Jorge Jesus e Octávio Machado.
SLIMANI NO GRUPO DOS MAIS BEM PAGOS
Após a renovação de contrato
Com a renovação do contrato acertada no arranque desta temporada, Islam Slimani passou a integrar o grupo dos elementos mais bem pagos do plantel verde e branco, um estatuto mais condizente com a importância que o internacional argelino tem na equipa sportinguista.
Segundo fonte próxima do jogador, o atacante magrebino está feliz no Sporting, gosta de viver em Lisboa e encara com enorme confiança o período positivo que está a viver em Alvalade. Mesmo sem colocar de parte um potencial cenário de saída no final da temporada, Slimani não tem dúvidas de que o Sporting é o sítio certo para continuar a crescer e que Jorge Jesus é o treinador ideal para potenciar as suas características.
DOMINGOS DUARTE DE PREVENÇÃO
Pode ser reforço interno
Ainda antes do Natal, Jorge Jesus reconhecera que dificilmente veria Carrillo no seu ‘sapatinho’. Confrontado, então, por Record sobre os seus desejos para a quadra, admitiu preferir "um defesa". Ontem, reforçou a necessidade, assegurando, porém, não perder o sono com o tema. "Já reconhecemos que podemos precisar de um defesa-central. Quem? Não me importa muito o nome", avisou o treinador. Porquê? Ora, porque a solução pode estar dentro de casa. "Há jogadores na equipa B para ir buscar", declarou, convicto.
Ivanildo Fernandes, Domingos Duarte e Sambinha são os centrais à disposição de João de Deus na equipa B, mas Record sabe que é o segundo destes três quem está na linha da frente, caso falhe a abordagem ao mercado nesta janela de transferências. Domingos Duarte está de prevenção e já tem vindo a trabalhar junto da equipa principal. Tem 20 anos e estampa física condizente com a função:1,92 m e 78 kg. Está na Academia desde 2011, vindo do Estoril para reforçar os juvenis dos leões (sub-17). É considerado pela SAD como um dos valores a ter em conta e por isso renovou recentemente o seu contrato, até junho de 2019 com cláusula de rescisão fixada em 45 milhões de euros. Esta época, a segunda no Sporting B, é totalista na 2ª Liga, com 23 jogos noutros tantos possíveis (2.054 minutos).
RUI VITÓRIA E JORGE JESUS NUM DÉRBI À PARTE
Mais um episódio no despique entre os dois
Rui Vitória e Jorge Jesus têm protagonizado um despique nas conferências de imprensa desde o início da temporada. Recorde algumas das frases mais marcantes dos treinadores de Benfica e Sporting:
‘CÉREBRO’ EM FUGA
"As ideias são todas minhas. O Benfica não mudou nada, zero. O cérebro já não está lá, mas tudo aquilo continua."
Jorge Jesus (6/8/15)
"Estamos a enraizar um conjunto de ideias, que são as minhas. Há coisas que têm de ser modificadas."
Rui Vitória (9/8/15)
LEVAR A ÁGUA AO MOINHO
"Tentei que aquilo que disse mexesse com ele e acho que deu resultado. Levou para o lado que eu queria, que era um Benfica mais da cabeça dele e menos da minha."
Jorge Jesus (6/9/15)
"Preocupo-me com o que quero e o Benfica esgota-me a disponibilidade. Só gasto energias com o Benfica."
Rui Vitória (10/9/15)
QUESTÃO DE ‘TAMANHINHO’
"Vai jogar uma equipa, que somos nós, contra onze jogadores, não sei se será uma equipa, que é o Sporting."
Rui Vitória (24/10/15)
"[Juntando o indicador e o polegar] Se quisesse pôr o Rui Vitória deste tamanhinho, punha. Depois de ganhar era fácil, mas não quero"
Jorge Jesus (25/10/15)
COMIDO DE CEBOLADA
"Não se pode queixar do jogo da Supertaça, nem dos 3-0 na Luz, nem deste. Foi limpinho, limpinho. Foi uma grande arbitragem"
Jorge Jesus (21/11/15)
"Ser bom não significa ser bonzinho. Jogámos três vezes e fomos prejudicados com penáltis claros que ficaram por assinalar. Não quero ser comido de cebolada"
Rui Vitória (21/11/15)
ATAQUE AVASSALADOR
"Não vejo ninguém em Portugal com um ataque tão avassalador"
Rui Vitória (12/12/15)
"Com o Sporting, o Benfica não é o mais avassalador. A situação inverte-se"
Jorge jesus (13/12/15)
domingo, 3 de janeiro de 2016
ALVALADE REGISTA MELHOR CASA DE SEMPRE
Lotação recorde no clássico: 49.382
O clássico deste sábado entre Sporting e FC Porto já entrou para a história. Os 49.382 espectadores presentes em Alvalade fazem desta assistência a maior da história do atual recinto (desde 2003). Um número que ultrapassa o anterior máximo absoluto de 49.076 espectadores presentes no dérbi com o Benfica, em fevereiro do ano passado.
Época 2015/16 - Adversário FC Porto - Espectadores 49.382
Época 2014/15 - Adversário Benfica - Espectadores 49.076
Época 2011/12 - Adversário FC Porto - Espectadores 48.855
Época 2005/06 - Adversário FC Porto - Espectadores 48.018
Época 2011/12 - Adversário Benfica - Espectadores 47.409
ADRIEN: «O INCRÍVEL SABOR DA LIDERANÇA»
Médio do Sporting deixou mensagem no Facebook
O Sporting venceu o FC Porto este sábado por 2-0 em Alvalade, em jogo a contar para a 15.ª jornada da Liga NOS. Com este resultado, a equipa de Jorge Jesus voltou a subir ao primeiro lugar, passando a somar 38 pontos e ultrapassando o FC Porto, que leva 36.
Adrien Silva não escondeu a satisfação pela vitória no clássico e, na sua página de Facebook, deixou uma mensagem aos adeptos.
"O incrível sabor da liderança! Estamos no lugar que queríamos logo a abrir o ano! 2016 começa bem! Feliz ano novo!", escreveu.
SLIMANI: «TRABALHAMOS PARA GANHAR O CAMPEONATO»
Argelino voltou a ser decisivo com 2 golos
Islam Slimani voltou a ser decisivo num jogo grande, ao anotar os dois golos da vitória do Sporting sobre o FC Porto. No final, à Sport TV, o avançado salientou a importância do triunfo sobre o rival.
"É muito importante. Somos líderes com dois pontos de vantagem. Foi um jogo difícil mas fizemos o essencial. Se somos os favoritos agora? Demonstramos jogo após jogo com trabalho, com a nossa qualidade. Trabalhamos para isso, para ganhar o campeonato", analisou o internacional argelino.
MANÉ ASSOCIADO AO MARSELHA
Segundo a imprensa francesa
De regresso aos convocados após ter recuperado da entorse no pé esquerdo, Carlos Mané foi também notícia pela associação ao Marselha.
Segundo a imprensa francesa, o extremo, de 21 anos, é o alvo do emblema presidido por Vincent Labrune caso falhe a contratação de Wissam Ben Yedder, atacante que pertence ao Toulouse e que é seguido há muito pelos marselheses.
BRUNO DE CARVALHO: «SOMOS A MAIOR POTÊNCIA DESPORTIVA NACIONAL»
Presidente dos leões não esconde euforia
Bruno de Carvalho liderou os festejos do Sporting após a vitória frente ao FC Porto, festa que estendeu também às redes sociais. Na sua página de Facebook, o presidente dos leões agradeceu o apoio dos adeptos naquela que foi a maior enchente registada em Alvalade.
"Isto é o Grande Sporting Clube de Portugal! Obrigado a todos os sportinguistas que esgotaram o Estádio José Alvalade, pela primeira vez, sendo o 12 jogador que faz realmente a diferença!", escreveu.
Mas a festa não ficou por aqui porque, além do futebol, também o ciclismo foi rei em Alvalade com a apresentação da equipa no intervalo do clássico.
"Dia de grandes emoções. Hoje foi apresentada oficialmente a equipa de ciclismo Sporting Clube de Portugal - Tavira.
Vamos voltar a ter Leões a pedalar pelas estradas de Portugal. Mais uma modalidade histórica de regresso. Somos a Maior Potência Desportiva Nacional! (Um abraço muito especial ao Comandante Vicente Moura)", pode ler-se ainda na página do líder dos verde e brancos
JESUS: «HÁ QUEM TENHA 8 OU 9 PONTOS A MENOS E NÃO FAZEM ESTAS PERGUNTAS»
Em defesa de Lopetegui e com indireta sem destinatário claro...
Jesus voltou ao tema Lopetegui já na sala de imprensa do Estádio José Alvalade. O treinador do Sporting destacou que é fácil questionar as substituições mas que o futebol "não é tirar o Manel e meter o 'Jaquim'".
"O treinador do FC Porto é um treinador de qualidade. Digo isto com toda a sinceridade. É um líder. Na minha opinião está a fazer um bom campeonato. Chegou a esta jornada com mais 5 pontos do que ano passado e há quem tenha oito ou nove a menos e não lhe fazem essas perguntas", disse.
Na zona de entrevistas rápidas, JJ criticara o jornalista por ter questionado Lopetegui sobre as críticas de que tem sido alvo e sobre se sentia o seu lugar em causa.
O "BOMBEIRO" JOÃO PEREIRA
Acalmou os ‘ânimos’
Um clássico que queira ser chamado como tal mostra-nos sempre as habituais quezílias entre jogadores. O Sporting- FC Porto não fugiu à regra, mas nos momentos mais ‘quentes’ teve um ‘bombeiro de serviço’.
Quem? João Pereira. O lateral-direito procurou sempre acalmar os ânimos mais exaltados. Foi assim, por exemplo, com Layún, na segunda parte, após entrada mais ríspida.
BRUNO LIDEROU OS FESTEJOS
Com direito a volta ao relvado
Bruno de Carvalho foi um dos rostos dos festejos do Sporting após o jogo frente ao FC Porto. Em jogo estava a liderança do campeonato, que na jornada anterior tinha sido perdida pelos leões com uma derrota inesperada na Madeira, diante do União.
O presidente dos verdes e brancos acompanhou sempre de perto o estado de espírito da equipa comandada por Jorge Jesus. Antes do jogo, subiu ao relvado e perto do banco de suplentes viu o aquecimento dos 18 jogadores. Deixou-os entrar no balneário e só depois foi a sua vez de sair do terreno de jogo. No final do encontro, a euforia: mal Hugo Miguel apitou para colocar término às incidências do encontro, BdC virou-se para a bancada, ergueu os braços e deu início aos festejos. Depois, acompanhou futebolistas e equipa técnica na habitual volta ao relvado, chegando sempre perto das claques organizadas para agradecer o apoio prestado.
JEFFERSON DEDICA VITÓRIA AOS ADEPTOS
Feliz com o apoio
Estádio cheio e vitória sobre um dos maiores rivais. A noite não podia ter corrido melhor ao Sporting e Jefferson fez questão de agradecer e dedicar o triunfo aos adeptos leoninos que se deslocaram a Alvalade. "Incentivaram-nos do início ao fim, e isso motivou-nos ainda mais. Temos de ter a mentalidade que todos os jogos são para ganhar. Este foi mais um clássico que vencemos e é para os nossos adeptos", disse o lateral verde e branco na televisão do clube.
Jefferson sublinhou a justiça do resultado, que coloca o Sporting novamente na frente do campeonato. "Criámos mais no ataque e tivemos mais oportunidades de golo", frisou o jogador brasileiro. Mas sobre a candidatura ao título, Jefferson é, para já, muito prudente. "Ainda é cedo para falar, mas o que podem esperar da nossa parte é que vamos entrar em todos os jogos para ganhar. Com o futebol que jogámos, mostrámos que a nossa equipa tem de estar na liderança."
JJ E OS... LANÇAMENTOS
Particular com Jefferson
Na primeira parte do Sporting-FC Porto, Jorge Jesus teve um pequeno ‘particular’. Com um adversário? Não! Com Jefferson. Durante os primeiros 25 a 30 minutos, sempre que o lateral-esquerdo efetuava um lançamento de linha lateral, era o técnico que lhe dizia onde colocar a bola: ora mais curta, ora mais longa. Mas sempre dependente da forma como os dragões abordassem esses lances.
O brasileiro teve de ‘ouvir’ do seu treinador mas aos poucos lá foi acertado o passo... perdão, as mãos. Mais um episódio característico de JJ, conhecido por ser um treinador que não pára durante todo o jogo.
JOÃO MÁRIO: «ESTIVEMOS PERTO DA PERFEIÇÃO»
Destaca empenho coletivo
João Mário assume que só encarando a partida de ontem com uma atitude vencedora seria possível derrotar o FC Porto e recuperar a liderança da liga. "Queríamos voltar à liderança, pois é o lugar em que temos de estar. Temos grandes objetivos no campeonato e não faria sentido encarar o jogo de outra forma", reconhece o médio, acrescentando: "Estivemos perto da perfeição."
O camisola 17 , a par de Slimani, um dos melhores em campo, chama, porém, a atenção para um facto: não basta estar perfeito nos embates com os concorrentes diretos. "Só ganhar os jogos grandes não chega. Temos já um jogo bastante importante na quarta-feira", recorda, referindo-se ao confronto com o V. Setúbal e reforçando o seu ponto de vista: "Não adianta nada vencer os jogos com o Benfica, com o FC Porto, com os nossos rivais diretos, se depois não conseguimos vencer os outros jogos, contra as outras equipas. O nosso foco é esse: pensar jogo a jogo e tentar vencê-los todos."
Confrontado com as declarações de Jorge Jesus, que ainda na passada semana apontava FC Porto e Benfica como principais candidatos ao título, João Mário concordou, em parte, e evitou assumir a candidatura verde e branca. "Ele falou em função dos últimos anos. Não é mentira que nos últimos anos têm vencido FC Porto e Benfica. Mas, este ano, temos uma grande esperança", concluiu.
JESUS E JULEN. PROMESSAS? LEVOU-AS O CLÁSSICO...
Sem cumprimento
O ‘aquecimento’ para o clássico ficou marcado pelas palavras de Jorge Jesus e Julen Lopetegui. Palavras de... sossego, face ao que tinha acontecido no Estádio da Luz na temporada passado. A dupla havia protagonizado um dos casos que mais marcaram 2014/15 mas prometeram, em caso de reencontro, serem corretos com o seu semelhante e apertarem as mãos num claro sinal de respeito e desportivismo. Aconteceu? Nenhum deles fez por isso: na entrada para o relvado, não se encontraram; à saída, Lopetegui desceu ao balneário muito antes de JJ, dado os festejos que integrava com jogadores e restante equipa técnica.
Não se viu, também, qualquer interação entre os dois treinadores durante o jogo; aliás, as quezílias não foram muitas e a maioria aconteceu dentro do campo, com o calor do encontro.
Primeiro, o apoio
O ambiente no José Alvalade esteve entre o entusiasmante e o fantástico. Os 49. 382 espectadores foram peça essencial para colorir o primeiro clássico de 2016 e tudo começou com uma coreografia organizada pelas claques do Sporting ao som de uma música bem conhecida do clube. Mas atrás de uma enorme tarja de apoio... estava a primeira provocação, com a ‘acusação’ de cópia de cânticos por parte dos adeptos que vieram do Norte do país.
E não parou...
De parte a parte, sucediam-se os cânticos ora de apoio ora de... ‘críticas’ para com o velho rival. Na segunda metade do encontro, as grandes protagonistas foram as tarjas das claques dos verdes e brancos. "Tantos milhões e só vêm trambolhões", "Paixão que nos move, corrupção que vos segue", "Pintinho andas pianinho" e "Pray for Lopetegui" foram algumas das mensagens enviadas da bancada sul para o lado oposto, sem resposta ‘física’ das claques do FC Porto. O momento era de introspeção e as manifestações foram de insatisfação para com a equipa.
CAMPANHA ASSIM SÓ HÁ 39 ANOS
Ganhar aos dois rivais na 1.ª volta
A dois jogos de concluir a primeira volta da Liga, o Sporting de Jorge Jesus recupera a liderança e já pode fazer contas a uma campanha como não se via há 39 anos. Na verdade, para encontrar a última vez que os leões dobraram a metade do campeonato com vitórias nos dois duelos contra os principais rivais, FC Porto e Benfica, é necessário recuar até 1976/77, quando o inglês Jimmy Hagan conduziu a equipa verde e branca a feito semelhante. Então, o Sporting recebeu e venceu o Benfica (1ª jornada) e o FC Porto (7ª), por 3-0, em ambos os casos. Algo que, ainda assim, não foi suficiente para conquistar o título.
Os dados históricos anteriores, porém, provam que ganhar a Benfica e FC Porto na primeira volta aumenta exponencialmente a probabilidade de o Sporting ser campeão. Foi o que sucedeu em 1969/70, com Fernando Vaz (2-1 ao FC Porto e 1-0 ao Benfica, em Alvalade); em 1957/58, com Enrique Fernández (3-0 aos dragões e 2-0 às águias, também em casa); em 1950/51, com Randolph Galloway (3-1 na Luz e 2-1 aos azuis e brancos em Alvalade); e em 1946/47, com Robert Kelly (3-2 ao FC Porto e 6-1 ao Benfica, como visitado). Além de 1976/77, só em 1945/46 o Sporting bateu os dois rivais antes de o calendário dar a volta e não acabou com título.
JESUS: «ADEPTOS MERECERAM ESTA VITÓRIA»
Técnico desta crescimento da "onda verde"
Jorge Jesus destacou este sábado a superioridade do Sporting no jogo com o FC Porto (2-0), equipa à qual fez elogios, e deixou uma mensagem especial para os simpatizantes leoninos.
"O Sporting jogou melhor. Foi uma equipa muito forte. Os adeptos mostraram a força do Sporting e quanto o Sporting é grande. Ao longo do dia tive oportunidade ver as entrevistas a adeptos de todo o país e eles mereceram que os jogadores lhe dessem a vitória e jogassem a este nível", disse o treinador do Sporting, destacando que a "onda verde está a crescer".
Jesus considerou que a chave do jogo foi o Sporting "ter marcado primeiro". "Tivemos sempre mais perto do 2-0 do que o FC Porto do 1-1. Fomos uma equipa muito bem posicionada defensiva e ofensivamente. Gostei muito do FC Porto. Não é uma equipa fácil de parar. Ganhámos a um rival forte. Os nossos adeptos foram espetaculares", frisou.
Jesus reconheceu que a vitória tem um caráter especial por se tratar de um clássico mas não quis entrar em euforias."O que pode dar outro significado é o facto de ter sido frente a um adversário direto na luta pelo título mas vale sempre 3 pontos. A nossa equipa tem uma cultura vencedora e hoje fomos muito fortes", acrescentou Jesus para quem o resultado certo seria "3-1".
JESUS: «NÃO SE FAZ AQUELA PERGUNTA AO TREINADOR DO FC PORTO»
Lopetegui questionado sobre confiança da direção
Lopetegui foi questionado, logo na zona de entrevistas rápidas, sobre se sentia o seu lugar em causa depois da derrota com o Sporting, por 2-0, e se se sentia apoiado por parte de Pinto da Costa. Jorge Jesus ouviu a pergunta e não gostou.
"Acho que não se faz aquela pergunta ao treinador do FC Porto", disse JJ dirigindo-se ao jornalista da Sport TV que o entrevistava.
Antes, Lopetegui respondera: Contestação dos adeptos? Tenho muitas 'ganas' para fazer o meu trabalho. Estamos a procurar o título, no caminho do título, apesar de termos perdido um jogo importante. Não tenho dúvidas de que no final estaremos no topo. Se tenho a confiança da direção? Tens de lhes perguntar mas estou convicto de que sim. Temos mais pontos do que na época passada.
sábado, 2 de janeiro de 2016
Carrillo tem proposta inglesa para sair já
Transferência Pini Zahavi e Casaretto querem promover a saída do extremo no presente mês.
A reabertura do mercado de transferências no presente mês promete trazer agitação à SAD leonina no que à saída de André Carrillo diz respeito, pois, sabe O JOGO, os agentes FIFA Pini Zahavi e Elio Casareto têm em mãos uma proposta de um emblema inglês que permite viabilizar de imediato a transferência do extremo de Alvalade. A mesma será apresentada após o clássico ao presidente Bruno de Carvalho.
Subscrever:
Mensagens (Atom)